
NOSSAS ATIVIDADES
Cuidando da Nossa Saúde Mental
Considerando a extrema importância de saúde mental, bem como a tendência geral de ignorá-la, esta atividade visa trazer profissionais e especialistas das diversas áreas de saúde para interagir com o grupo, bem como promover dentro do grupo dinâmicas voltadas para saúde mental e física, etc. Nos últimos anos, e especialmente nos tempos pós-pandemia, tem sido constatado um crescimento alarmante de problemas de saúde mental entre os discentes, docentes e seus familiares que merece atenção. Esta atividade visa incentivar os cuidados com a saúde mental dos PETianos e demais membros da comunidade acadêmica da UFRPE através de palestras, rodas de conversa, cine debates, atividades físicas, passeio em grupo, dinâmicas de grupo e leituras.
Ciranda Maker: Pesquisa e Produção de
Materiais Através de Impressão 3D
A atividade voltada à pesquisa, produção de protótipos, exposição e formação em impressão 3D tem se consolidado no grupo e gerado muitos resultados. Por conta disso, o grupo PET Ciranda da Ciência irá seguir com a pesquisa coletiva voltada para o uso de impressão 3D mantendo o foco na produção de protótipos e filamentos de garrafa PET. Para tal, os integrantes serão divididos em três grupos, o primeiro responsável pela modelagem de protótipos através dos softwares TinkerCad, Blender e/ou Fusion 360, o segundo no melhoramento da máquina para produzir filamento com garrafa PET e terceiro com o uso da técnica de fotogrametria que obtém os modelos em 3D através de fotos de um modelo já existente, com isso pretendemos replicar peças de laboratórios da UFRPE. Além disso, ao longo do ano iremos escrever os resultados obtidos em 2024 e ministrar oficinas e minicursos nas escolas e/ou universidades e realizar a exposição das peças na VII Jornada de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.
Ciclo de Palestras e Oficinas Ciranda da Ciência
Realização de palestras, oficinas ou minicursos ministradas pelos integrantes do grupo PET, por convidados externos, ou por egressos do grupo sobre temáticas diversas e com fins acadêmico- científicos (atualidades, resultados de pesquisas, mini aulas, etc.). O público alvo será o próprio grupo, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A atividade permite aos PETianos a possibilidade de planejar e elaborar palestras, fazendo com que cada um deles comece a adquirir experiência em docência e em apresentações profissionais, na maneira de se expressar em público,
melhorando e preparando-o para a vida acadêmica e/ou profissional futura. As palestras também servirão como um instrumento de divulgação das atividades individuais de pesquisa, ensino e/ou extensão dos PETianos. A atividade é considerada pelos egressos como sendo uma das mais proveitosas da experiência PETiana, em termos de experiência para outras disciplinas e preparação para entrada e estudos na pós-graduação ou na atuação na vida profissional.
Apoio e Participação aos Eventos
Apoiar e participar, na qualidade de monitores(as), avaliadores(as), apresentadores(a) de trabalho, apoiadores organizacionais, etc., de eventos e projetos acadêmico-científico-culturais que ocorram na UFRPE, bem como em eventos externos do campus, como por exemplo: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX); Feira de Profissões da UFRPE; as Semanas Acadêmicas dos cursos de graduação, eventos promovidos por outros grupos PET da UFRPE, eventos voltados ao PET como EPET, PETPE, ENEPET e ENAPET dentre outros eventos que necessitem da nossa colaboração.
Projetos Individuais de Pesquisa, Ensino e/ou Extensão
Realização de projetos individuais de pesquisa, ensino e/ou extensão, sob a orientação da Tutora, outros profissionais da instituição, ou, em casos excepcionais e com aprovação da Tutora, de outras instituições ou empresas. A atividade permite ao aluno a possibilidade de atuar em áreas específicas e aprofundadas do seu curso, produzir e publicar trabalhos acadêmicos, como também apresentá-los em eventos técnico científico-acadêmicos. Essa atividade estimula o PETiano individualmente a ingressar no meio das produções acadêmico-científicas, fortalecendo os seus conhecimentos, estudos e disciplina para chegar aos resultados propostos pelos orientadores. Essa atividade é considerada uma das mais proveitosas pelos egressos, especialmente para ajudar no ingresso e sucesso em um curso de pós-graduação.
Fun with Languages
É bem conhecido que competência em língua estrangeira é de grande importância na vida acadêmica, para leitura de textos, pesquisas na internet, apresentação de trabalhos no exterior, interação com colegas estrangeiras, etc. A língua inglesa se destaca no momento por ser a língua considerada universal, não somente no mundo científico, mas também no dia-a-dia, com internet, filmes, viagens no exterior, intercâmbios acadêmicos, etc. Nesta atividade iremos promover o contato com a língua inglesa através da leitura de livros de acordo com o nível de conhecimento de cada PETiano, exibição de desenhos, filmes ou séries, além de desenvolvermos atividades divertidas e lúdicas. Também será incentivada a participação dos PETianos em cursos externos.
A Ciranda da Ciência
Visando a divulgação científica, facilitando o acesso da ciência para jovens e estimular o ingresso dos jovens na universidade, iremos realizar a atividade A Ciranda da Ciência em escolas públicas do Estado de Pernambuco as quais os PETianos tenham contato prévio, seja por conta de estágios ou escolas que o PETiano já tenha estudado. Na ocasião, realizaremos oficinas e experimentos de forma lúdica e acessível. Além disso, pretendemos realizar uma oficina de Impressão 3D, a depender da estrutura da escola. Diárias podem ser pagas aos participantes convidados, dependendo da cidade de origem e materiais de consumo para confecção e realização dos experimentos poderão ser adquiridos.
VII Jornada de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
A Jornada de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (JCTMA) é um evento de maior magnitude do PET Ciranda da Ciência, sendo realizada desde 2019 visando a divulgação científica dentro da universidade com uma abordagem de temas relevantes no cenário global, aproximando PETianos e alunos de graduação e pós-graduação. Em 2025, tendo em vista o sucesso do evento, buscamos da VII JCTMA manter o formato de da edição anterior, realizando o evento em pelo menos três dias, com cada dia voltado à um dos eixos: ciência, tecnologia e meio ambiente e a programação deve contar apresentação de trabalhos em formato de pôster e comunicações científicas, palestras, minicursos e oficinas e exposições de Impressão 3D. Por fim, a equipe organizadora também fará uma avaliação interna, levando em consideração as respostas obtidas nos questionários e formulários, com fins de sistematizar os dados coletados através do conteúdo oferecido ao público e manter a atividade sempre em processo, atualizada e principalmente efetiva na busca de alcançar os objetivos propostos.
PET Ciranda Acolhe
O PET Ciranda Acolhe tem como objetivo recepcionar os novos alunos dos cursos dos atuais PETianos(as) do grupo através da apresentação das atividades desenvolvidas pelo grupo, dinâmicas de integração e jogos como quiz científico, além de fornecer informações sobre a universidade, divulgar programas diversos como o PAVI e assistência estudantil.